sábado, 27 de junho de 2009

O Mais Valioso Tesouro

A saúde é a nossa maior riqueza

"Mais valioso que o tesouro do cofre, é o tesouro do corpo, sendo que o tesouro do coração é o mais valioso de todos".
Palavras de Nitiren Daishonin, Bodhisattva Jogyo. O Sutra de Lótus prediz que na Era Dourada os Bodhisattvas apareceriam para levar a salvação a toda a humanidade. Segundo o Budismo Japonês o Jogyo, o líder desses bodhisattvas, é Nitiren Daishonin.

Conceito Budista sobre a saúde

Buda Sakyamuni

O sutra Vimalakirti, que narra a história de Vimalakirti, conta que ele era um seguidor leigo e rico que vivia em Vaishali, na época em que o Buda Sakyamuni estava corpóreo entre nós. Ele havia se aperfeiçoado nos profundos ensinamentos do Mahayana e de forma correta, ensinava outros seguidores.
Então, segundo o sutra Vimalakirti, ficou doente e o Buda enviou o bodhisattva Manjushri para perguntar sobre a saúde de seu discípulo. E, assim foi a conversa:

Manjushri - "Homem de grande virtude, o que causou a sua doença ? Desde quando surgiu esta doença ? Como irá se curar deste mal ?"

Vimalakirt - "Porque todos os seres estão doentes, eu estou doente. Caso a doença de todos os seres humanos forem eliminadas, a minha doença também será erradicada. O bodhisattva percorre o caminho de nascimento e morte em prol de todos os outros seres. Naturalmente, no caminho de nascimento e morte, existe a doença. Se os seres fossem livres da doença, o bodhisattva seria livre da doença também. É como a relação entre os pais e o seu único filho. Se a criança está doente, os pais também ficam doentes e quando o filho se recupera, os pais também se recuperam. O bodhisattva age da mesma forma. Quando os seres humanos estão doentes, o bodhisattva está doente e quando estes se recuperam da doença, o bodhisattva também se recupera".

Manjushri - "Qual a origem da doença ?"

Vimalakirt - "A doença do bodhisattva emerge de sua Grande Compaixão."

Segundo, Daisaku Ikeda que é pacifista, filósofo e poeta, a boa saúde " não se limita a questão da ausência de doenças. Ela está relacionada com a presença de uma enorme compaixão por todos os seres vivos, baseados na infinita energia vital que nos capacita a enfrentar e ultrapassar qualquer tipo de dificuldade. O ato de atingir o estado de Bodhisattva significa a incorporação desta tamanha força interior, que na visão budista, é o auge da boa saúde."

Na conclusão do seu artigo "A Visão Budista de Saúde", diz o seguinte,"O budismo vê a doença como uma oportunidade para que possamos galgar um estado de vida mais nobre e elevado. Nos ensina que, ao invés de agonizar sobre uma doença ou desesperar em sobrepujá-la, nós devemos ser capazes de utilizar a doença para construir um caráter mais forte e compassivo, que em retorno nos proporcionará a capacidade de desfrutarmos nossas existências repletas de realizações."

Então, podemos pensar que a doença fortalece o nossso espiríto quando sobrepujamos o mau e nos tornamos novamente saudáveis. E para nos tornarmos saudáveis devemos buscar incorporar a Energia Vital, o Chi, o Ki ou Prana em nosso organismo como meta para a boa saúde. Essa energia flui abundantemente de nosso coração e a denominamos "Amor".

A energia vital está presente em toda a natureza em expressões diversas. A utilização correta destas energias vitais, por exemplo, é a essência da cura prânica.

foto:nrocha





Visite:

http://www.bsgi.org.br/filosofia_budismonitiren.htm

http://historiasbudistas.orgfree.com/visaude.htm