domingo, 7 de junho de 2009

Hoje é um dia auspicioso



O Calendário Tibetano Budista se orienta pela lua(Dawa). Saga Dawa é todo o quarto mês do calendário tibetano, que em 2009 começou em 25 de maio e termina em 22 de junho .



O sétimo dia da Saga Dawa, 30 de maio (o sexto dia é omitido) é o dia do nascimento do Buda histórico, Sidarta Gautama.



Hoje é o dia 15 de Saga Dawa Duchen , que no calendário Gregoriano corresponde ao dia 07 de Junho de 2009. Este é um período muito auspicioso que abrange o Nascimento, a Iluminação e entrada em Nirvana do Buda.

Bhuda em Nirvana.


Então tudo de bom que fizermos neste momento é triplicado para que todos os seres sejam felizes e para que todos os seres sejam livres. Devemos cuidar o contrário, pois todo ato impensado é também potencializado.







Ensinamentos Preciosos do Buda Sakyamuni
Sutra de Lótus

"A sabedoria dos budas é infinitamente profunda e imensurável. O portal dessa sabedoria é difícil de compreender e de transpor. Nenhum dos homens de erudição ou de absorção é capaz de compreendê-la. Qual é a razão disso? Um buda é aquele que serviu a centenas , a milhares, a dezenas de milhares, a incontáveis budas e executou um número incalculável de práticas religiosas. Ele empenha-se corajosa e ininterruptamente e seu nome é universalmente conhecido. Um Buda é aquele que compreendeu a Lei insondável e nunca antes revelada, pregando-a de acordo com a capacidade das pessoas, ainda que seja difícil compreender a sua intenção.




"...a sabedoria do Buda é ampla e profunda. Ele é dotado de imensurável benevolência, ilimitada eloqüência, poder, coragem, concentração, liberdade e samadhis (meditação), aprofundou-se no reino do insondável e despertou para a Lei nunca antes revelada." (...)



"Nesse momento, o Buda, vendo que os bodhisattvas repetiram sua súplica por mais de três vezes e que não iriam parar, diz-lhes o seguinte: Ouçam atentamente sobre o segredo do Buda e seus poderes místicos. (...)

Homens de fé devota, quando as pessoas vêm ao meu encontro, emprego a visão do Buda para observar a sua fé e ver se as suas demais capacidades são aguçadas ou morosas e então, dependendo da receptividade delas, apareço em diferentes mundos e prego meus ensinos com diferentes nomes e descrevo a duração de tempo durante o qual meus ensinos permanecerão válidos. Em algumas ocasiões, quando faço o meu advento, digo a elas que estou para entrar no nirvana, e também emprego diferentes meios para ensinar a maravilhosa e mística a Lei, alegrando seus corações."


Fonte: http://historiasbudistas.orgfree.com/lotus/

Visite e entenda mais sobre o Sutra de Lótus...