sábado, 9 de abril de 2011

Sutra da Flor de Lótus

Fonte: flowermuseum.com




Vamos alimentar o nosso Coração e a nossa Alma com o poderoso Dharma, ensinamento da Lei Divina, doada a nós pelo Amado Budha, que chama-se Sutra da Flor de Lótus.

Em sânscrito, a palavra Sutra significa "fio ou linha", que conduz a um pensamento síntese, ou pensamento filosófico que encerra um aprendizado que nos leva para a satisfação integral e o desenvolvimento de qualidades tais como a sabedoria e a compaixão por todos os seres.

A Sutra da Flor de Lótus é um tratado que divide-se em três volumes, denominados as três faces da Flor de Lótus, que são: O Sutra da Flor de Lótus dos Inumeraveis Significados, Sutra da Flor de Lótus da Lei Maravilhosa e Sutra da Flor de Lótus da Meditação das Virtudes Universais do Bodhisattva.



Fonte: flowermuseum.com



O Sutra da Flor de Lótus representa a escola budista de princípio  Hinayana e do  Mahayana, que acredita que todos podemos nos tornar "despertos", em estado de Budha. E, segundo consta, este Sutra  foi um dos últimos ensinamentos doados pelo Buda Sakyamuni à humanidade.


Aqui, um trecho do Sutra da Flor de Lótus da Lei Maravilhosa, onde o Budha usa de uma parábola sobre a chuva e os ensinamentos para explicar como podemos nos eleva em poder individual, nos nutrindo de amor e força frente aos obstáculos terrenos, diz:


(...)

"Eu faço cair a chuva do Dharma,
enchendo o mundo todo,
e este Dharma de um único sabor,
é praticado por cada um de acordo com o seu poder individual.
É como esses arbustos e bosques,
ervas medicinais e árvores
que, conforme sejam grandes ou pequenas,
pouco a pouco crescem viçosas e belas.
A Lei dos Buddhas é constantemente de um só sabor,
levando os muitos mundos a atingir a plena satisfação em toda a parte;
através da prática gradual e passo a passo,
todos os seres podem ganhar os frutos da via."



Os frutos da via é, em ações, palavras ou pensamentos, o ganho de mérito que gera uma grande energia positiva em nossa vida e favorece a todos os seres.



Mérito por S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche:

“Ao longo de minhas muitas vidas e até este momento, todas as virtudes que eu tenha alcançado, inclusive o mérito gerado por esta prática e todas as que vier a conseguir, ofereço para o bem-estar dos seres sencientes. Possam a doença, fome, guerra e sofrimento diminuir para todos os seres enquanto sua sabedoria e compaixão aumentam nesta e em vidas futuras. Possa eu rapidamente alcançar a iluminação para trabalhar sem cessar pela liberação de todos os seres.”





Indico os sites:

http://www.chagdud.org/

http://www.kalu.org.br/kagyu

http://www.dantas.com/lotus/lotus05.htm

http://nichirenshubrasil.org.br/nova_paginas.php?pag=3

http://aguasdacompaixao.wordpress.com/sutras/poemas-do-sutra-da-flor-de-lotus/