Na época em que o Budismo começou (630 a.C.) a se espalhar pelas regiões alem da Índia, local onde vivia o Budha histórico Sidarta Gautama, fundador da prática de meditação denominada de Caminho do Meio ou Caminho de Diamante, ocorreu um grande sincretismo de filosofias e religiões contando entre os principais, a Índia, o Nepal, o Tibet, a China e o Japão.
As escolas fundadas por Gautama e os ensinamentos foram difundidos de maneira longa e constante, através das épocas e dos países.
Os ensinamentos budistas foram de modo natural agregando-se as culturas locais e a partir deste fenômeno sócio-cultural foi criando-se um sincretismo religioso, por exemplo entre o Taoísmo e o Budismo.
O ponto inicial é tão antigo que nos faz, hoje, desconhecermos com clareza a origem das coisas que são divulgadas como métodos adivinhatórios orientais, tais como o horóscopo Chinês e a Geomancia.
A mais antiga escola da China é a escola das energias opostas do Yng/Yang ou escola das duas forças, aplicada no sistema do I Ching, muito apreciado pela nossa cultura.
Particularmente, eu sou estudiosa da Geomancia e do Zodíaco Chinês, principalmente por suas características xamãnicas, porém aprecio mais ainda a Geomância por ser uma arte divinatória infalível quando bem aplicada.
O Horóscopo Chinês mescla a filosofia Taoísta, o Confucionismo e o Budismo, aplicando vários conhecimentos como por exemplo o da Escola do Yng/Yang e da linha do Xamãnismo que é a forma indígena mais ancestral de invocar e harmonizar as forças anímicas a favor das pessoas, dos lugares e das comunidades.
O Taoísmo religioso, Escola do Tao, surgiu no Séc. II a. C., na dinastia do Imperador Han e foi criado por Lao Tsé e outros filósofos chineses.
O Confucionismo é um sistema filosófico criado pelo pensador chinês Confúcio no Séc. VI a.C., que faz abordagens políticas, religiosas e morais.
O Xamãnismo é recorrente em todas as culturas, no Tibet era conhecido pela linha Bön Po e na China é facilmente reconhecido na prática das artes marcias e demais formas que incluem o uso do conhecimento dos cinco elementos da natureza (Água, Madeira,Terra, Fogo e Metal), que se transformou num método desenvolvido pelos taoístas de maneira mais sofisticada e atualmente divulgada e aplicada na harmonização de ambientes, o já citado Feng Shui (Fon Xuei).
Os Cinco Elementos
O ciclo dos 05 Elementos do Taoísmo são o seguinte: a água gera madeira, a madeira alimenta o fogo; o fogo gera terra; a terra gera metal, o metal gera água...a água gera madeira e assim por diante.
Veja um resumo das correspondências entre os 05 elementos chineses, em relação a natureza natural e a natureza humana:
Água: a Tartaruga/Serpente Negra, Inverno, Norte, Mercúrio, salgado, audição, rim, bexiga e dedo mínimo; Governa os signos do Porco, Rato e Boi e os anos que o elemento rege é 2 e 3;
Aspecto Positivo: Comunicação, intuição, sensitividade e mutabilidade.
Aspecto Negativo: Inconstância, passividade.
Madeira: o Dragão Azul, Primavera.,Leste, Júpiter, azedo, visão, fígado, vesícula e dedo anular;
Governa os signos Tigre, Coelho e Dragão e os anos que o elemento rege é 4 e 5;
Aspecto Positivo: Renovação, cooperação, generosidade e expansividade.
Aspecto Negativo: Impaciência, egoísmo.
Fogo: a Fênix Vermelha, Verão, Sul, Marte, amargo, Fala, coração, intestino delgado e dedo médio; Governa os signos da Serpente, Cavalo e Carneiro e os anos que o elemento rege é 6 e 7;
Aspecto Positivo: Criatividade, inovação, improviso e liderança.
Aspecto Negativo: Agressividade e hiperatividade.
Terra: Dragão Amarelo, as Quatro Estações (Mudança), Centro, Saturno, doce, olfato, baço/pâncreas, estômago e dedo indicador; Governa todos os signos emprestando energia conforme a situação cíclica e
os anos que o elemento rege é 8 e 9.
Aspecto Positivo: Equilíbrio, segurança, organização e prudência
Aspecto Negativo: Cautela excessiva e apego à rotina.
Metal: o Tigre Branco, Outono, Oeste, Vênus, picante, paladar, pulmão, intestino grosso e polegar; Governa os signos Macaco, Galo e Cão e os anos que o elemento rege é 0 e 1;
Aspecto Positivo: Determinação, poder, auto-confiança e introspecção.
Aspecto Negativo: Intransigência e solidão.
Observe que, no Zodíaco Chinês, os elementos (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal ) é reconhecido pelos números dos anos, por exemplo, o elemento Fogo rege os números 6 e 7, então quem nasceu em 1966, 1976, 1987, 1997 ou 2007, por exemplo é regido pelo elemento Fogo.