sábado, 23 de abril de 2011

Páscoa e Budismo


Hoje, ao ir comprar presentes de páscoa em um supermercado próximo de casa recebi um elogio, de uma atendente, que achou muito bonito o meu "colar". Acabei explicando a ela que aquilo que eu usava não era um simples colar e sim um rosário tibetano composto de 108 contas, que geralmente é usado por budistas em suas práticas e orações.
Depois que expliquei o uso do Japa mala, ela me perguntou se os budistas acreditavam em "Deus", pois, a páscoa é uma festa cristã, onde se comemora a ressurreição de Jesus Cristo?

Então, eu disse a ela, que acreditamos sim em "Deus" e que Jesus e Buda caminham para a mesma direção, os dois são avatares que nasceram em épocas diferentes, mas ambos nos guiam para o divino e para a iluminação. Caminhos diferentes que nos levam para a mesma Fonte Divina.




A Páscoa, assim como outras festas cristãs são consideradas momentos propícios para retiros espirituais e para o regozijo com  nossos amigos e familiares. O Budismo agrega-se as comemorações de coração leve e sem preconceitos. Devemos somar e regozijar, devemos praticar mudhita.




Isto, lembrou-me um episódio dos Simpsons, onde no  episódio “She of Little Faith”, Lisa Simpson entra em crise com sua fé e converte-se ao Budismo.
Ocorre que é natal e ela esta querendo muito ganhar um cavalinho, porém os budistas não são cristãos e não comemoram o natal. Lisa entra em crise com a situação e resolve ir até o templo budista de Springfield para perguntar sobre esta questão e lá encontra Richard Gere meditando.
Ela,então pergunta a Richard Gere se um budista pode comemorar o natal e Gere explica que está tudo bem, que ela pode ir comemorar com a sua família e receber os presentes, pois o budismo não é contra o regozijo destas festas, ao contrário, os budistas respeitam a diversidade das religiões e consideram válida toda religião baseada no amor e na compaixão. Lisa sai muito feliz e vai para casa e se regozija com o presente e a festa em família. Muito Bom.





Assista Aqui:

http://www.4shared.com/video/5jRKZ377/O_Natal_Budista.html


Imagens de Chocolate:
http://www.worth1000.com/contests/10960/chocolate-3
http://www.worth1000.com/galleries