quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Respondendo Sobre a Técnica do Renascimento

Vamos renascer pra beleza da vida.



1. Renascimento é um tipo de regressão?
Ainda que eventualmente entremos em contato com imagens, sensações e sons do passado a técnica do Renascimento não é regressão. Podemos dizer que a regressão funciona em uma dimensão psicológica e o Renascimento em uma dimensão integral do ser. A respiração conectada é de abrangência física, mental, emocional abrindo-se para o espiritual. Algumas experiências trazem conteúdos regressivos a nossa memória celular, onde vivenciamos expansões de consciência e sensações de transcendência e plenitude.

2. Qual a relação entre o nascimento gestacional e Renascimento?
O Renascimento é dar a luz a si mesmo na idade adulta. Utilizando a respiração conectada temos uma poderosa ferramenta para entender e integrar o trauma do nascimento em suas diversas manifestações. É muito comum nas sessões de Renascimento surgirem memórias relacionadas àquele momento. Pois, nascer é o primeiro conceito de mudança que temos sobre viver nesta dimensão.


3. Qual a relação entre o meu nascimento e meus padrões de comportamento?
Bem, quando nascemos formulamos a nossa primeira lei pessoal e consecutivamente outras leis que vão formando padrões de comportamento. Um exemplo disso seria uma pessoa que nasce de parto natural e que foi rápido e fácil. A lei pessoal seria "viver é fácil", uma lei favorável, porém, na sequência do nascimento o ambiente poderia estar muito frio e aí já nasce outra lei, "É fácil viver, mas o mundo pode ser frio e hostil". Pronto já foi criada uma segunda lei, um tanto desfavorável e isto poderá desencadear vários eventos disfuncionais. As duas leis irão atuar, será fácil iniciar um projeto, o difícil será terminá-lo. Então, em algum momento estas leis invisíveis, mas com uma atuação ativa nas escolhas de vida podem ficar mais fortes levando a pessoa a ter crises ao longo da vida, inclusive de pânico. O caso é que estes padrões vão interferindo em tudo, a cada momento, inclusive na tão desejada felicidade afetiva.

4. Hiperventilação é causada pela técnica do renascimento?
A resposta é não. A hiperventilação está relacionada a uma eliminação excessiva de CO2 do que a uma assimilação excessiva de oxigênio. O Renascimento trabalha com o "chi" contido no ar e é esta carga extra de energia no organismo que faz a limpeza profunda de padrões negativos. 


5. A respiração do Renascimento é diferente da respiração comum?
Sim. No Renascimento, conscientemente mantemos uma respiração conectada, mais profunda que a respiração normal. A atenção voltada para o ato de respirar pode revolucionar mundos, inclusive o seu.  A respiração é circular e realizada de maneira relaxada. Para chegar nesta técnica há uma preparação anterior e um treinamento.

6. Posso tentar sozinho no início?
Não. A respiração conectada do renascimento precisa ser acompanhada no início por uma pessoa com experiência, uma doula renascedora, uma parteira do processo. Pois, ao respirarmos podemos entrar em luta interna gerando sintomas de ansiedade, alcalose (sangue alcalino) e tetania (retesamento de músculos, em geral boca e extremidades), além de encontrarmos possíveis e difíceis obstáculos, sozinhos podemos dormir ou fugir para um universo imaginativo. O Renascimento deve ser ministrado de forma suave, de maneira a tornar todo o processo prazeroso e sem dor. Após, no mínimo 10 sessões a pessoa poderá tentar o processo sozinha. Toda técnica terapêutica deve emancipar e assim é o Renascimento, contudo é preciso treinar e ser bem orientado antes. 


7. Qual a diferença do Renascimento individual para o de uma vivência em grupo?
Ambos são muito favoráveis, sendo que em grupo vivenciamos as pressões coletivas e também nos beneficiamos de uma egregora de cura muito forte.

8. Qual a formação exigida de uma Terapeuta Renascedora? Tenho que ser psicóloga?
Bem, eu levei 05 anos para me formar como terapeuta renascedora e tenho 20 anos de vivência nesta técnica e posso dizer que há sempre o que aprender e melhorar.  Não é necessário que você seja psicólogo para se formar como Renascedora e conduzir sessões individuais ou em grupo. Basta fazer o curso com profissionais reconhecidos na área e manter-se atualizado e praticante da técnica.

9. Há contra-indicações para praticar a técnica do Renascimento? Qual idade?
Sim. Não é aconselhável para grávidas, pessoas portadoras de diabetes e crianças. Porém, a partir dos 14 anos já é liberada a prática do renascimento.

10. Posso fazer Renascimento por outra pessoa? 
Sim. Há uma maneira de ajudarmos as pessoas de nossas relações através do Renascimento, claro que vivenciarmos pessoalmente o processo é muito mais eficaz e poderoso. 

                                 Obrigada, Neusa Rocha 




              Visite: https://www.facebook.com/renascimentoet/