terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ensinamentos do Kandogya Upanishad




O Kandogya Upanishad, trata da natureza divina de Brahma e da natureza da vida e revela os ensinamentos das Escrituras Shruti, da Índia, na forma de provérbios e citações metafóricas.


Sobre a Divindade:

" O vento é, na verdade, o que arrebata, pois quando o fogo se apaga, ele entra no vento, e quando o sol se põe, ele entra no vento, e quando a lua se põe, ela entra no vento, e quando as águas secam, elas entram no vento, pois o vento arrebata a todos eles."

Sobre a Respiração:
 
"Agora em relação a si mesmo. A respiração é a que arrebata, pois quando se dorme, então a conversa entra na respiração, na respiração o olho, na respiração o ouvido, na respiração o manas, pois a respiração arrebata a todos eles. Estes dois são, portanto, os dois arrebatadores. O vento entre os deuses, a respiração entre as brisas da vida."


 Nos ensinamentos do Upanishad, acima, que discorrem sobre os Vedas há um sutil entrelaçamento entre a natureza divina e a natureza da vida representada pela respiração e pela imagem do vento que arrebata tudo a sua volta.

 Uma verdadeira jóia doada a nós pela filosofia oriental.