quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Respirar e enraizar


Shaolin. Imagem web

Responda, por favor, quantas horas por dia você está onde o seu corpo está?

(   ) 24 h   (   ) 12 h (   ) 6 horas  (   ) 3 horas (   ) 2 horas  (   ) 1 hora  (   ) 30 min.

Ou não sabe responder esta questão? Ou acha que sabe, porém não tem certeza?



Bem, assim como a depressão, a desconexão física também é um problema contemporâneo, apenas pouco falado e estudado. A desconexão não é igual a um déficit de atenção na aprendizagem. É algo que ocorre automaticamente durante as horas de vigília e até mesmo durante o sono. 

A desconexão pode ser leve ou não. Muitas vezes pode colocar a pessoa em risco. Por exemplo, pense em uma pessoa atravessando a rua, dirigindo ou simplesmente cozinhando. Agora pense nesta pessoa totalmente desconectada do corpo atravessando a rua, dirigindo depois do trabalho ou descascando cebolas para preparar o jantar. A probabilidade de algo dar errado é bem grande, concorda?

A desconexão do momento presente é bem comum e advêm de nossa estrutura humana natural, feita dos quatro corpos de energia que nós habitamos e que muitas vezes três deles são bem desconhecidos pra nós: físico, mental, emocional e espiritual.

Uma das causas de andar desconectado é justamente o desequilíbrio entre corpo mental, emocional e espiritual. O corpo mental é muito rápido vive para o futuro, o corpo emocional é mais lento e vive para o passado. O corpo espiritual vai aonde vai a nossa atenção, literalmente ao passado e ao futuro em milésimos de segundo. Esta dança descoordenada muitas vezes leva a nos perdermos em algum limbo e ficamos lá esperando Godot, personagem do teatro de Samuel Beckett, que nunca chega.

 A desconexão energética afeta a memória e produz lapsos de tempo. Contudo, pouco falamos deste problema e até parece natural dar uma "viajada".. Tão comum. Mas, nada disso. Há uma grande diferença entre desconectar-se do corpo físico e sonhar acordado, devanear, cochilar, meditar ativamente. 

A diferença básica é que o devaneio é criativo e a desconexão é uma ausência de si mesmo. O corpo fica vazio e propício a qualquer variável negativa do ambiente natural e urbano, bem como a mercê das energias do astral inferior.

Sempre busque conscientizar-se desta situação e reaja a seu favor. Permita  conectar-se com facilidade em seu corpo físico. 


Afirmação: 

Exercício de Enraizamento 

Ao andar perceba que um raio de luz branca transpassa o seu corpo entrando pelo alto da cabeça, coluna cervical, pernas e sai pelas pontas do pés entrando na terra, no solo, no chão a sua frente. Continue andando. Veja os raios saindo dos pés e entrando no solo, enraizando a sua energia no momento presente.

Obs.: Inicie o exercício caminhando lentamente até dominar a dinâmica do enraizamento. Vá mudando a cor do raio na meditação como gostais para aproveitar a vibração e a qualidade de cada espectro de luz.