Na madrugada do dia 01.11.11, eu recebi um sonho poderoso e depois de muito refletir conclui que este sonho significava entre outras coisas a necessidade de divulgarmos mais a Iniciação de Kalachakra.
Mandala Kalachakra
Fonte: www.exoticindiaart.co
História do Kalachakra
Chagdud Tulku Rinpoche no Pico do Abutre, India.
Fonte: quietamente.blogspot.com
A Origem do Kalachakra
De acordo com o Tantra Kalachakra, O rei Suchandra (tibetano Dawa Sangpo) do Reino da Terra Pura de Shambhala perguntou ao Buda sobre os ensinamento da prática do Dharma. Ele queria praticar o Dharma sem ter que abrir mão de suas responsabilidades e prazeres mundanos.
Então, em resposta, Buda Shakyamuni no século VI a.C., ensinou Kalachakra ao rei Suchandra e mais 96 reis menores e emissários. E, ao mesmo tempo, Buda Shakyamuni entregava o discurso dos Sutras Prajnaparamita, no Monte Pico do Abutre, em Bihar, India.
O tantra raiz Kalachakra, primeiro foi ensinado em Dhanyakataka (Palden Drepung em tibetano, próximo à atual Amaravati), uma pequena cidade no estado de Andhra Pradesh, no sudeste da Índia.
Os ensinamentos de Kalachakram, interpretados em três níveis - externo, interno e alternativo - ficaram em Shambhala e lá permaneceram com exclusividade por centenas de anos. Posteriormente, Pundarika Manjushrikirti condensou os ensinamentos sob o nome de Sri Kalachakra ou Laghutantra, e seu comentário principal, Vimalaprabha, ainda hoje, representa o coração da literatura Kalachakra.
O Tantra de Kalachakra é propriamente conhecido como o Laghutantra Kalachakra, e diz que esta é uma versão resumida do texto original, o Mulatantra Kalachakra, a qual não existe mais. Alguns mestres budistas afirmam que Kalachakra é o mais avançado prática Vajrayana existente, e é certamente um dos sistemas mais complexos dentro budismo tântrico.
Kalachakra: exposição da roda do tempo?
Em sânscrito, o vocábulo tempo é kala. E, kala também significa morte, fim ou destruição de um ciclo cósmico.
O termo Kalachacra se refere tanto à divindade tântrica Kalachakra (tibetano yidam) como a filosofia Vajrayana que são práticas de meditação contidas no Tantra Kalachakra e os comentários escritos.
Os Ensinamentos: externo, interno e alternativo
O Kalachakra externo se refere ao mundo físico, aos elementos do universo e às leis do tempo e do espaço, lidando com a astronomia, astrologia e matemática.
O Kalachakra interno corresponde aos elementos do corpo, aos agregados psicofísicos, às capacidades físicas e psíquicas, lidando com a fisiologia tântrica e com o sistema de energia do corpo humano.
O Kalachakra alternativo lida com a base, o caminho e o resultado das yogas, ou meditações, que conduzem ao estado iluminado da divindade Kalachakra e de sua mandala. Deste modo, a prática do Kalachakra alternativo purifica os Kalachakras externo e interno.
Fonte: qiedz.com.br
Na Mandala há 722 divindades, simbolizando os várias aspectos da consciência e da realidade que constituem a sabedoria de Kalachakra. Interpretar todos estes símbolos equivale a ler e compreender toda a imensidão de ensinamentos do Kalachakra Tantra.
Dalai Lama e o Kalachacra
Segundo, Sua Santidade o mais importante nas iniciações de Kalachacra não são os rituais e sim o entendimento dos ensinamentos como práticas de Dharma coerentes e vinculados ao século em que vivemos.
Visite:
Festival Kalachakra, 2012;
http://www.berzinarchives.com/web/pt/archives/advanced/tantra/level1_getting_started/meaning_use_mandala.html