quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Almas Gêmeas

Foto: nrocha


O tema das Almas Gêmeas sempre suscita curiosidades e até mesmo polêmicas.
Há pessoas que passam uma vida inteira procurando a sua Alma companheira, porém parece não encontrar nunca. Contudo, sabemos que há mais de uma oportunidade de construírmos esta realidade, talvez você já esteja compartilhando a sua vida com a sua Alma Gêmea.


Foto: nrocha


Estou lendo um pouco sobre Filosofia Sufi e me ocorreu fazer um post sobre a natureza das metades divinas complementares que denominamos Almas Gêmeas, à luz do Sufismo.

Podemos viver, pensar e nos relacionarmos conforme muitas linhas de pensamentos de cunho filosófico, religioso, místico ou agnóstico. Podemos ser tradicionais ou contemporâneos, livres ou presos a tabus e regras sociais, contudo todos procuramos a mesma coisa.
E esta "coisa"  é o amor e a divindade! Que é a mesma coisa. Amar e ser amado é a grande cura e o fator essencial para mantermos o equilíbrio e a conexão com o divino.


Foto: nrocha


Natureza das Almas Gêmeas

Então, vamos pensar juntos esta natureza e como se dá o encontro com o divino através do encontro com a nossa  Alma Gêmea.

Primeiro, é preciso que façamos o favor a nós mesmos de tirarmos a idéia de encontrar uma alma gêmea do altar das impossibilidades e em segundo é necessário que nos livremos de preconceitos de cunho sexual ou religioso. O encontros de Almas Gêmeas podem ocorrer tanto entre um casal de dois homens, quanto um casal de duas mulheres ou um casal de homem e mulher, conforme o caráter, a personalidade e a natureza de cada um.

Vale afirmar que o potencial de realização do amor humano é tão grandioso que não cabe num mundo tão pequeno de caráter excludente que é o amor unicamente vivido entre sexos opostos. Mesmo porque o encontro se dá através das mentes e da matéria que é feita cada Alma e não do seu estado biológico de nascimento.


Foto: nrocha

A crença da Alma Gêmea é muito antiga e perpassa mitos de criação como os do Andrógino na Grécia Antiga, descrito por Platão, na sua obra filosófica intitulada "O Banquete"(sobre o amor).

Conforme a crença Sufi as Almas Gêmeas  pertencem a três esferas diferentes:
Esfera Angelical, Esfera dos "Jinns" (gênios) e Esfera Terrena.
A Esfera Angelical é feita da matéria divina da inocência e da sensibilidade e fala direto ao campo emocional e se expressa por cores, aromas, sabores, sons e símbolos.

A Esfera dos Gênios, os "Jinns", é feita da matéria da  inteligência e conforme o Alcorão (Livro sagrado dos Mulçumanos), o homem foi criado do barro, ao passo que os "Jinns" foram criados de uma chama de fogo.

A diferença entre estas duas esferas é que os Anjos só fazem o bem ao contrário dos Jinns que podem ser maléficos ou benéficos.

E, a Esfera Terrena é feita da matéria das gentileza, da simpatia e das boas maneiras que imprime natureza, caráter e personalidade ao ser humano.


Foto: nrocha

Alma Gêmeas Gênios

Quando uma "Alma" nasce ela toma emprestado no momento do seu nascimento uma certa quantidade de matéria advinda de uma das três esferas citadas acima.

 Esta porção tomada por empréstimo soma-se com a sua essência já desenvolvida anteriormente e a herdada dos genitores, formando uma estrutura particular que traz um propósito divino que envolve basicamente em si uma pergunta ou uma resposta.

 Então, temos as Almas pergunta e as Almas resposta.

Na ocasião do encontro entre uma Alma que tem uma pergunta com uma Alma que tem uma resposta, mesmo que elas não saibam quais são as perguntas ou as respostas, há uma conexão real e algo acontece magicamente entre estas duas pessoas que passam a ser complementares.

Ao contrário, quando uma Alma pergunta encontra  uma Alma pergunta acabam não se entendendo muito bem e muitas vezes brigando, mais cedo ou mais tarde, elas se afastam deixando um rastro de interrogações atrás de si.

 Igualmente, quando há o encontro da  Alma resposta com outra Alma resposta, ocorre  inevitavelmente que elas não se entendem em situações triviais tornando o relacionamento um verdadeiro campo minado de insatisfações e acabam por romper os laços afetivos ou perdem o  respeito mútuo.

Mas, no encontro da Alma pergunta com a Alma resposta ocorre um "Clic" e elas se encaixam perfeitamente e se unem sem o mínimo esforço. Há uma sensação que elas já se conheciam de antes. E mesmo que haja conflitos, o amor fala mais alto e uma acaba cedendo para a outra.

 Para vivermos em harmonia com nossa Alma Gêmea precisamos exercitar todos os dias o Apelo que faz com que o ego fique de lado e  o amor que uniu as Almas seja fortalecido e se derrame por toda parte.

Vale relembrar que o encontro das Almas Gêmeas vai além das Almas Enamoradas, pois também pode ocorrer o mesmo fenômeno entre de dois amigos ou amigas, entre duas irmãs ou mesmo dois sócios, enfim pode ocorrer com qualquer pessoa desde que uma complemente a outra.  Uma é a resposta da pergunta da outra.

 É exatamente isto o que chamamos de Almas Gêmeas! A matéria da Alma de ambos  foi colhida nos planos da inteligência e uma responde a pergunta da outra.


Foto: nrocha


Alma Gêmeas Angelicais

As Almas Gêmeas que já se conheciam  e trouxeram qualidades dos Planos Angelicais são reconhecidas por serem  unidas em uma só pessoa.
 Ela própria é sua Alma Gêmea. Também, denominada Chama Gêmea.

O desenvolvimento desta  Alma de origem angelical é muito rápido, pois ela tem a resposta dentro dela. Esta conectada com a Fonte Divina plenamente e isto é o estado de perfeição.

Alma Gêmeas Terrenas

Ocorre que há Almas Gêmeas de outro tipo que não as já destinadas.
Existe a Alma Gêmea Terrena que é a união de pessoas que não são ainda Almas Gêmeas, mas que vão lutar juntas por toda uma vida para construír está realidade.
Elas precisam confrontar diretamente os seus egos, precisam sacrificar o egoísmo para poderem amar e serem amadas. Pois, certamente onde há muito egoísmo há muito pouco amor.
Elas são Almas Gêmeas potenciais, mas precisam mover céus e terras para conquistarem com o seu esforço a graça de se desenvolverem como Almas Gêmeas em toda a sua humanidade.


Foto: nrocha


Três Princípios da Vida


Há três princípios ou aspectos relevantes da vida que afetam diretamente as Almas Gêmeas:
Jelal, Jemal e Kemal.

Kemal simboliza a "Perfeição", Jemal é a "Beleza" e Jelal é o "Poder". Estes são conceitos místicos que correspondem a uma Escola Esotérica e possui conhecimentos teóricos e práticos.

É possível atingir o estado de Kemal, Jelal ou Jemal através da respiração correta, ou formulativa que gera um ciclo respiratório que move o prana de maneira a atingir determinado ritmo que vai gerar uma vibração e uma energização aurica deste estado. Por exemplo, se quisermos alcançar o estado meditativo devemos respirar conforme o ritmo Kemal, mais harmonioso e silencioso.

As Almas Gêmeas Terrenas trabalham com a energia Jelal, pois sua união representa muita luta e a vitória sobre as condições de vida adversas. A ação das Almas requer esforço e muita persistência de ambas as partes, luta e esforço contínuo, consigo e com o mundo, a fim de conquistar o Poder de ser Alma Gêmea.

As Almas Gêmeas Angelicais, lidam com um estado mais natural e calmo, são Kemal e para encontrarem a sua cara metade é  necessário muita calma, silêncio, meditação e conecção com o "Eu Interno",  onde será realizado o encontro da Alma Gêmea em seu próprio Ser e isto é a Perfeição.


As Almas Gêmeas da esfera dos Jinns, são Jemal, são correspondentes de maneira muito natural, expressando a Beleza. Elas não precisam se esforçar para que o encaixe ocorra de modo fácil, uma responde a pergunta da outra.


Foto: nrocha


Fontes de Pesquisa:

Obs.: As idéias expressas aqui são baseadas em estudo da Escola Esotérica Sufi, principalmente as do seu fundador, Hazrat Inayat Khan. Uma alegria a leitura!