domingo, 18 de abril de 2010

Psiconeuroimunologia: imunidade e cura


Cura

A experiência da cura é uma busca aprofundada e progressiva em busca da paz, da iluminação e harmonia da alma humana, através de uma introspecção e de uma análise holística dos fatores que causam o desequilíbrio do sistema orgânico, psíquico, emocional, mental e espiritual.

  Imunidade

Há uma variedade de evidências para o relacionamento recíproco entre o Sistema Psicoemocional e vários componentes do Sistema Imunológico.

Pesquisas  na Universidade de Harvard - EUA, afimam claramente que a vontade e os pensamentos firmemente direcionados podem focalizar e modular nossa fisiologia e nosso sistema imunológico, através de visualizações e meditações.




Psiconeuroimunologia

A psiconeuroimunologia - PNI (ou psicoendocrinoneuroimunologia - PNEI):

É o estudo que pesquisa a combinação do psíquico com a área endócrina e imunológica e a sua influência imediata na saúde.
Está área da ciência explica, por exemplo, a resistência individual de cada pessoa que faz a diferença na hora de se pegar uma gripe ou não.

A psiconeuroimunologia é a visão do corpo multifatorial em que se dá especial atenção aos nutrientes ingeridos ou a deficiencia deles e seus efeitos em nossa vida. Além disso, também, é estudado o efeito das emoções e pensamentos geradores de bem -estar ou doença.






Conforme, afirma Lair Ribeiro, cardiologista com treinamento na Universidade de Harvard , a  Psiconeuroimunologia busca associar os campos psíquicos, imunológicos e  neurológico.
A neurologia estuda o cérebro e constatou que o ser humano opera com "três cérebros": repteliano, paleomamífero e neurocórtex.

O paleomamífero também é conhecido por " cérebro emocional " e tem como principal nutriente o Ômega 3, que pode ajudar a cuidar e mínimizar os efeitos neurológicos da síndrome de transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Talvez porque o cérebro é constituído de 20% de gordura é muito importante o consumo de ômega 3 para deixá-lo ativo, em sua deficiência o cérebro funciona lentamente causando até a falta de memória e transtornos de comportamento.



Observação:

Encontramos o Ômega-3  em nozes, peixes gordurosos (salmão,atum e sardinha) e óleos de linhaça e canola.




Curar e confrontar o medo

 Nós precisamos olhar para os nossos problemas de maneira global, reavaliando a nossa alimentação, os nossos pensamentos e sistema de crenças, as nossas emoções reprimidas ou exaltadas demais, além dos nossos problemas de saúde.

Devemos procurar empreender uma viagem ao centro de nós mesmos, parodiando Júlio Verne, caminhando em direção aos nossos medos e enfrentando de cabeça erguida e de olhos voltados para dentro desta noite escura da Alma que nos aparta de nossa felicidade, de nosso lar, de nosso coração.



Há muitas maneiras de caminharmos e há muitos caminhos por onde seguir, contudo só podemos iniciar a jornada munidos de algumas ferramentas de poder que nos ajudarão a atravessar as restrições e dificuldades nos catapultando para espaços de maior conscientização, que vão gerar naturalmente um  processo de mudança que propiciará a libertação dos padrões autolimitantes.




Ferramentas de Poder

Na minha opinião a técnica do renascimento, a meditação, o reiki, a yoga, acupuntura, fitoterapia, as práticas e estudos das filosofias e religiões orientais, afrodescendentes e indígenas como o xamãnismo são ferramentas de poder muito valiosas.  Também, as práticas de dança, teatro, música, artes e estudos da cabala, geomância, astrologia, tarot e mantras são essenciais para nos orientar em direção ao nosso espaço sagrado.

É claro, que fiz um recorte rápido das várias ferramentas que temos, mas sei que há infinitas possibilidades de chegarmos ao mesmo lugar, cada um no seu tempo e da sua maneira.



 
Realmente, não importa como ou qual a ferramenta de poder que você vai usar para confrontar o seu medo e os seus problemas, o importante é você começar e lembrar que são passos de bebê, levamos muito tempo em gestação e crescimento até nos tornarmos adultos independentes.

Então, é necessário dar tempo para a cura se estabelecer em nossa vida. Apenas, se mova um pouco mais a cada dia sabendo que nunca estamos sós. Vá em frente, você pode!

O universo conspira a nosso favor e há muito amor disponível para todos que vivem no amado ventre dourado da  Mãe Terra. Acredite e viva na Graça Divina, Agora!



Um abraço de amor e luz.
Obrigada por visitar este blog,